MCTI e CNPq ampliam apoio a eventos da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 26 de setembro de 2023, por | Categoria: Ciências

A 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia terá 305 eventos de popularização da ciência contemplados por edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o CNPq. Os projetos apoiados trabalharão o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, que foi escolhido para a Semana Nacional deste ano, que será realizada de 14 a 20 de outubro em todo o Brasil.

O número de projetos contemplados no edital de R$ 15 milhões é 30% maior na comparação com o total de projetos apoiados em 2022. Das 305 propostas selecionadas, 58,36% foram apresentadas por mulheres. E 39% são iniciativas de pessoas negras e pardas – um diferencial do edital deste ano.

“O aumento da participação dos atores e o resultado dos projetos contemplados na chamada pública significam que estamos no caminho certo para a promoção da popularização da ciência. Em breve, divulgaremos a programação completa para a população acompanhar o maior evento de popularização e educação científica do país”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.

A chamada pública foi dividida em três linhas de apoio:

– até R$ 150 mil para projetos de âmbito estadual ou distrital;

– R$ 50 mil para projetos intermunicipais; e

– R$ 20 mil para projetos municipais.

Em Brasília, a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com atividades nas regiões administrativas do Distrito Federal. Por todo o Brasil, estão previstas ações em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, secretarias estaduais de C&T, empresas e parques tecnológicos. Os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade.

Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)