FNDE participa de encontro sobre alimentação escolar na América Latina

Publicado em 25 de setembro de 2023, por | Categoria: Destaque

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participa, entre os dias 25 e 27 de setembro, de um encontro internacional com foco em programas de alimentação escolar da América Latina. O evento, que acontece no Panamá, conta com a participação de nutricionistas, cozinheiras e profissionais de vários países.

Promovido pelo Programa de Cooperação Internacional do Brasil e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o apoio do FNDE, o encontro tem como objetivo fortalecer os programas de alimentação escolar da região por meio do intercâmbio entre as melhores práticas e experiências em educação alimentar e nutricional (EAN).

A missão internacional é composta por membros da FAO da Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru e Venezuela, além de técnicos e profissionais brasileiros e panamenhos. Representando a autarquia, estão presentes a assessora da Presidência do FNDE, Germana Belchior, e a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Solange Castro. Ainda integram a missão membros da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC).

Quem também marca presença no evento são as cozinheiras vencedoras do reality show “Merendeiras do Brasil”, criado pelo FNDE para dar visibilidade e reafirmar a importância dessas profissionais para a execução da política de alimentação escolar no Brasil. Vale lembrar que o concurso do reality reuniu 15 merendeiras, três de cada região do país, além de cinco nutricionistas responsáveis técnicas. As finalistas receberam como prêmio uma viagem para este encontro internacional no Panamá.

Na missão, ainda será desenvolvida a etapa final da atividade “Formação de Professores para Fortalecer o Programa de Alimentação Escolar”, que é executada pelo projeto de consolidação dos programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe, realizado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

O fortalecimento da ideia de investimento na capacitação de professores foi uma iniciativa desenvolvida em conjunto com os governos de dez países participantes da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes). A ação visa aprimorar as capacidades e instrumentalizar a formação de professores em nível nacional nos países, com foco no planejamento e implementação de projetos e ações voltados para a alimentação escolar. O intuito é que esse intercâmbio de informações possa servir como um treinamento para atender às demandas dos países e reforçar as capacidades de técnicos e professores no que tange à educação alimentar e nutricional.

 

Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)


DESTAQUES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS