Parceria interministerial destina R$ 238 milhões para empresas da base industrial

Publicado em 21 de setembro de 2023, por | Categoria: Ciências

Nesta quinta-feira (21), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, firmou parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o financiamento de 22 projetos do setor de defesa. O acordo, no valor de R$ 238 milhões, conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e beneficiará 25 empresas brasileiras. A cerimônia ocorreu na sede do MCTI, em Brasília (DF).

Na oportunidade, o Ministro da Defesa ressaltou a contribuição da Base Industrial de Defesa (BID) para o Brasil. “A parceria interministerial se propõe a alinhar caminhos e mostrar direções certeiras para os objetivos nacionais. Nossas empresas de defesa têm contribuído para que o país alcance graus de prontidão e de operacionalidade compatíveis com os seus desafios”, afirmou.

O ministro José Mucio destacou, também, que a iniciativa fomenta inovação na BID, setor que é responsável por 4,8% do PIB brasileiro e que gera, atualmente, 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país. O recurso representa o maior volume de subvenção econômica já destinado à indústria de defesa pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Em discurso, a ministra Luciana Santos) destacou a importância do investimento na defesa para o benefício de outros setores da sociedade. “O fomento à base industrial de defesa permite ao Estado dispor de inovações imprescindíveis para o monitoramento do meio ambiente e das fronteiras, garantindo a segurança das terras indígenas, da população e do território nacional”, frisou.

Ao término da solenidade, representantes das empresas selecionadas receberam os certificados de aprovação na seleção pública. As propostas atendem a duas temáticas: Tecnologias de Defesa e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). Alguns dos projetos são referentes à propulsão aeroespacial, à defesa cibernética e a veículos não tripulados. O investimento traz benefícios às Forças Armadas, visto que aumenta a capacidade de emprego operacional das instituições e contribui para a garantia da soberania nacional.

O edital da Finep foi lançado em junho de 2023. O MD integrou a comissão de avaliação das necessidades e definição dos requisitos a serem preenchidos. A pasta participou, ainda, da análise de mérito das propostas apresentadas pelas empresas.

Por: Ministério da Defesa


DESTAQUES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS