MEC participa de Seminário LGBTQIA+ no Congresso Nacional

Publicado em 25 de setembro de 2023, por | Categoria: Destaque

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão ( Secadi ), participou do 20º Seminário LGBTQIA+ do Congresso Nacional , que ocorreu na quarta-feira, 20 de setembro . O evento foi promovido pelas seguintes comissões da Câmara dos Deputados: de Amazônia e dos Povos Originários; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Direitos Humanos; de Educação; e de Saúde .

O encontro teve com o tema “ Reconstrução das políticas públicas para a cidadania LGBTQIA + ” e foi proposto pelas deputadas Erika Hilton ( P SOL -SP), Professora Luciene Cavalcante ( P SOL -SP), Fernanda Melchionna ( P SOL -RS ) , Célia Xakriabá ( Psol -MG) e Daiana Santos (PCdoB-RS).

Erasto Fortes Mendonça, coordenador-geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, da Secadi , representou o MEC no evento e destacou a importância d e os sistemas de ensino e as universidades seguirem o Plano Nacional de Educação de Direitos Humanos e as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos, que incluem o respeito à população LGBTQIA+.

“O papel do MEC nesse panorama é indicar aos sistemas de ensino para que sejam guardiões da dignidade humana estendida a todas as pessoas e que se esforcem, por meio do ensino e da educação, para promover o respeito aos direitos humanos”, pontuou Erasto.

Participantes – Além do representante do MEC e d e deputados federais, também participaram do seminário: a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil; a diretora de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Teixeira; o procurador da República, Lucas Almeida; o p rocurador do Trabalho, Igor Sousa Gonçalves ; a coordenadora de P olíticas para I ndígenas LGBTQIA+ do Ministério dos Povos Indígenas, Larissa Pankararu ; a assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Previdência Social, Amanda Anderson; e a representante do Conselho Nacional LGBTQIA+, Bruna Benevides.

Por: Ministério da Educação (MEC)


DESTAQUES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS