MCTI e CNPq abrem edital no valor de R$ 13 milhões para Olimpíadas Científicas em 2024

Publicado em 20 de setembro de 2023, por | Categoria: Ciências

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas Científicas 2024. O edital no valor de R$ 13 milhões é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os interessados têm até o dia 16/10 para se inscrever.

O objetivo da chamada é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação no Brasil, em âmbito regional, nacional e internacional, em todas as áreas do conhecimento. “As Olimpíadas Científicas são instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos educacional. Além disso, estimula os jovens estudantes da Educação Básica para as carreiras científicas, tecnológicas e de docência”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento Social (SEDES), Inácio Arruda.

O edital oferece três linhas de crédito. A primeira será destinada para Olimpíadas Nacionais que tenham histórico de realização igual ou superior a 10 anos entre a edição atual e a primeira edição. Já a segunda é voltada para Olimpíada Internacional, para apoio à realização de eventos no Brasil e que envolvam pelo menos cinco países. E por fim a linha três voltada para Olimpíadas Nacionais em suas Primeiras Edições ou Olimpíadas Regionais que devem, entre outros requisitos, ter menos que 10 anos entre a edição atual e a primeira edição; envolvam a participação de alunos de pelo menos cinco municípios distintos e que não sejam caracterizadas como olimpíadas nacionais.

“As Olimpíadas contribuem para a ampliação da qualidade do ensino e promovem ações de educação, popularização e de divulgação científica para diferentes tipos de público da sociedade como escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais, entre outros”, conclui a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes.

Para mais informações os interessados deverão acessar o edital no link.

Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)