Cooperação entre Brasil e Noruega é fundamental para preservar a Amazônia, diz ministra

Publicado em 26 de setembro de 2023, por | Categoria: Ciências

O embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, fez uma visita cortesia à ministra Luciana Santos, nesta segunda-feira (25), em Brasília. O encontro visa estreitar o relacionamento na área de ciência, tecnologia e inovação entre os dois países e destacou a importância do trabalho realizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

“Visitei o Instituto no primeiro semestre deste ano e fiquei impressionado com o trabalho de monitoramento que é realizado por lá. É um trabalho muito bom para monitorar a Amazônia”, pontuou o embaixador.

A ministra enfatizou a importância da biodiversidade e das questões da Amazônia para o mundo. “Nós agradecemos os aportes da Noruega para o Fundo da Amazônia. Essa ajuda é muito importante porque a floresta ajuda todo mundo”, disse Luciana. A ministra lembrou do evento que aconteceu na Cúpula da Amazônia, realizada em agosto na cidade de Belém (PA), em que ela participou da celebração dos 15 anos do Fundo juntamente com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e com o diretor da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega, Andreas Dahl Jørgensen.

Luciana Santos também reforçou a importância da cooperação entre os países em diversas áreas para o crescimento do país. “Quero dizer que há muito interesse no MCTI em fortalecer a cooperação com a Noruega. Entre os temas, destaco biodiversidade e clima; ciência do oceano; energias renováveis, que já fazem parte do nosso diálogo. Novas áreas podem ser agregadas, como transformação digital; startups; e ciência polar”, finalizou Luciana Santos.

Por: Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI)